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Open Banking. Um ambiente seguro para você administrar seu dinheiro.

Atualizado: 11 de mai. de 2021



A tecnologia vem revolucionando todos os nichos de mercado e recentemente impulsionou o ramo financeiro. A cada dia surgem novas fintechs que trazem soluções para a sociedade em um formato 100% digital e flexível para atender as necessidades dos clientes. Até então, esse formato poderia assustar os mais conservadores, porém tudo muda quando olhamos na direção do Open Banking.


Esse conceito confere ao cliente a autonomia na gestão dos próprios dados e traz para o universo digital todas as instituições financeiras. Isso porque, para que essa estruturação seja implementada deverá seguir os seguintes passos básicos:


1. A implantação do direito aos dados pessoais por parte do cliente;

2. O cliente deverá poder conceder e retirar seu consentimento a qualquer momento;

3. A existência de estrutura de responsabilidade formal;

4. A elaboração de uma estrutura regulatória;

5. Uma política de especificação da arquitetura da solução;

6. O estabelecimento de um modelo de implementação que considere governança e financiamento;

7. A definição de um cronograma de implementação e sua gestão.


Dessa forma, você enquanto cliente (pessoa física ou jurídica) tem maior liberdade para levar suas informações financeiras para onde quiser, bem como, de solicitar e autorizar a transmissão dos dados para outra instituição.

Em um cenário hipotético, imagine seu histórico de crédito construído ao longo de décadas com um banco (contas pagas; salários depositados; prestações; empréstimos; perfil de gastos etc.), podendo ser totalmente transferido para outra instituição financeira sem precisar começar do zero o fornecimento de todos esses dados. Isso é o que essa estruturação permitirá.


E como isso se torna possível?


O open banking é um conjunto de regras e tecnologias que vai permitir o compartilhamento de dados e serviços de clientes entre instituições financeiras por meio da integração de seus respectivos sistemas. Dessa forma, a comunicação se torna fácil e simplificada, o que permite a portabilidade de dados. E isso tudo ocorre de forma sigilosa e segura pautada pelo uso e respaldo da tecnologia.


O open banking é um conjunto de regras e tecnologias que vai permitir o compartilhamento de dados e serviços de clientes entre instituições financeiras por meio da integração de seus respectivos sistemas.

A regulamentação do Open Banking, inclusive, é realizada pela autoridade bancária do país, representada no Brasil pelo Banco Central. A expectativa é que essa estruturação esteja disponível para os usuários brasileiros até a data de 15 de dezembro de 2021.


Confira as fases até a disponibilização do serviço:


Fase 1: A primeira fase teve início no dia 1 de fevereiro de 2021. Nela, foram abertos os dados das instituições participantes como o K8Bank seus canais de atendimento e os produtos e serviços que oferecem (contas de depósito à vista; poupança; pagamento e operações de crédito). Essa 1ª fase não envolve o compartilhamento de dados de clientes.


Fase 2: Na segunda fase, que começa no dia 15 de julho de 2021, o cliente poderá compartilhar seus dados pessoais de cadastro, como nome completo, CPF/CNPJ, telefone, endereço e dados de transações relativas aos produtos e serviços relacionados à conta. Tudo isso acontecerá somente com a autorização da pessoa.


Fase 3: Na terceira fase, com início em 30 de agosto de 2021, vai ser possível iniciar um pagamento fora do ambiente do banco. Os clientes poderão compartilhar o histórico de informações financeiras e terão acesso a serviços como pagamentos e propostas de crédito por um aplicativo de mensagem, por exemplo.


Fase 4: Na última fase, que terá início em 15 de dezembro de 2021, será possível o compartilhamento de outros dados de produtos e serviços. Como informações relacionadas a operações de câmbio, investimentos, seguros e previdência.


Se você tiver dicas, sugestões de conteúdo ou qualquer outro assunto que queira conversar conosco, fique à vontade para nos enviar em nossos canais de comunicação oficial





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