• K8Bank

O que é o Open Finance?

Atualizado: 16 de mai.

Para ir bem direto ao ponto e explicar de forma resumida o que é o Open Finance, é possível dizer que essa é a evolução do Open Banking, que trouxe o conceito de autonomia na gestão dos dados para os usuário e envolveu no universo digital todas as instituições financeiras. Essa é uma iniciativa operada pelo Banco Central do Brasil (BCB) e trouxe inovações ao sistema financeiro, a fim de promover a concorrência, e melhorar a oferta de produtos e serviços financeiros para os clientes.


Para ir bem direto ao ponto e explicar de forma resumida o que é o Open Finance, é possível dizer que essa é a evolução do Open Banking, que trouxe o conceito de autonomia na gestão dos dados para os usuário e envolveu no universo digital todas as instituições financeiras.

Já na 4ª fase de implementação pelo BCB, o Open Banking inicia o compartilhamento de um conjunto de informações, além de produtos e serviços bancários tradicionais, o que marca o início de sua migração para o Open Finance, que terá em seu sistema todas as instituições de pagamento cadastradas disponíveis como Iniciadores de Pagamento.


Para ler mais sobre Open Banking, clique aqui.


Como funciona o Open Finance


Na prática, o usuário que está finalizando sua compra em um e-commerce, por exemplo, terá acesso, de forma facilitada e prática, a uma ferramenta que integra todas as suas instituições financeiras em que possui conta, esse será o Iniciador de Pagamento.


O Iniciador de Pagamento agilizará o processo de compra e também integrará o Pix. Dessa forma, possibilitará aos brasileiros movimentar todos os seus internet bankings e apps a partir de uma só ferramenta. Dessa forma, o consumidor poderá manter seu dinheiro onde preferir.


Assim, quando estiver finalizando a compra em qualquer e-commerce, poderá selecionar o banco que deseja realizar o pagamento, então, só precisará autenticar a transação, com senha ou biometria, e o pagamento será concluído na hora.

O Pix também será facilitado, pois não mais haverá necessidade de copiar e colar o código fornecido como acontece atualmente. Basta escolher a instituição bancária. Essa será uma facilidade não só para o consumidor, mas também para o lojista, uma vez que não haverá necessidade de reservar estoque e aguardar o pagamento do boleto, como acontece nos dias de hoje, correndo o risco de deixar de vender se o comprador não pagar o boleto.


O Open Finance é seguro?


A segurança se dá pelo fato de que para participar do Open Finance a instituição financeira deverá possuir diversas certificações de segurança junto ao Banco Central do Brasil. Todas as transações acontecem em ambiente logado e contam com a infraestrutura do Pix, que já é reconhecida por sua segurança.


Além de proporcionar uma experiência de compra mais fluida, o Open Finance facilitará a digitalização do meio de pagamento para o lojista, que não precisará se preocupar tanto com a tecnologia por trás dessa integração, pois isso fica por conta da ferramenta do Iniciador de Pagamento que está sendo desenvolvida pelo BCB.

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo