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Fraudes nas vendas online: 5 dicas para minimizar o risco no seu e-commerce

Atualizado: 25 de ago. de 2021

No meio digital é preciso estar atento para evitar golpes, afinal com a grande exposição de dados e o aumento no volume de vendas o risco é eminente


O crescimento das vendas online de mais de 73% durante a pandemia representou uma oportunidade para o setor de e-commerce brasileiro. Por outro lado, quem tem um negócio digital precisa estar cada vez mais atento aos riscos. O mesmo levantamento da ClearSale que aponta o crescimento das vendas, mostra que, proporcionalmente, as fraudes no e-commerce também registraram alta de 53,61%.


Nesse cenário, como é possível o proprietário(a) de um e-commerce se proteger? Em primeiro lugar, é importante identificar qual é o tipo da fraude. Há a Efetiva (vazamento de dados por roubo ou softwares maliciosos), Amigável (pessoa próxima da vítima como filho(as) ou pais) e a Autofraude (uso de recursos próprios para aquisição e alegação posterior de não recebimento ou problemas para evitar pagamento).

Compreendido o passo anterior, existem algumas formas para evitar as fraudes nas vendas online do seu e-commerce. Veja a seguir:


  1. Análise do Ticket Médio: verificar qual o valor gasto. Em caso de fraude, o valor geralmente costuma ser, no mínimo, o dobro do que um cliente corriqueiro costuma efetivar.

  2. Teste de Cartão: atenção para pequenas compras constantes. Existem muitas pessoas que testam para identificar um e-commerce vulnerável para efetuar uma fraude de maiores proporções.

  3. E-commerce robusto: para ocasiões de maior volume de vendas, como a Balck Friday, é preciso certificar-se que possui uma boa infraestrutura, ou seja, um sistema que suporte e atenda bem os clientes. Além de garantir, a segurança na cobrança.

  4. Cobrança efetiva: conte com um sistema de cobrança que dê segurança para o fechamento e efetivação da compra dos seus clientes. Isso irá dar deixar mais tranquila todos envolvidos no processo de compra online.

  5. Certificado de segurança: garante a criptografia dos dados, principalmente aqueles sensíveis, como cartão de crédito. Concede confiança a quem compra e espante possíveis fraudadores.

Importância de preservar a segurança do seu e-commerce


Evitar fraudes nas vendas online é uma forma de fidelização do cliente. Isso porque, é sempre válida a máxima de que cliente satisfeito volta para sua loja online. Com a concorrência do e-commerce aumentando, evitar situação de fraude para o seu negócio e para os clientes é uma forma de criar um vínculo e é claro, evitar perdas.

E para que está neste mercado, é preciso saber que a responsabilidade sobre a segurança do pagamento é do e-commerce, então para evitar prejuízos, o importante é sempre estar com a atenção redobrada.


Fonte: Consumidor Moderno e Rocket Content





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