• K8Bank

Dinheiro digital no Brasil!?


O lançamento da moeda digital brasileira deve ocorrer no segundo semestre de 2022


O Real Digital deverá ser a nova moeda brasileira, no formato eletrônico. Essa é a criptomoeda proposta pelo Banco Central do Brasil. O BC já está adiantado no assunto e a intenção é lançar a moeda digital no segundo semestre de 2022.


Na prática


O Real Digital vai funcionar como uma stablecoin, ou seja, como uma moeda digital estável, que será pareada com outro ativo, nesse caso, o real físico.


Inicialmente haverá uma versão “piloto” que servirá como teste e somente usuários selecionados vão ter acesso.


Ainda não há detalhes quanto ao sistema de funcionamento do Real Digital, porém seu valor terá como base no STR (Sistema de Transferência de Reservas). O STR, é o sistema que realiza a transferência de recursos entre as instituições financeiras atualmente.


Digitalização da economia


Em entrevista, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, comentou sobre esse projeto. “A iniciativa do Real Digital é uma resposta ao rápido progresso da transformação digital e à demanda da sociedade por meios nativos de liquidação em um novo ambiente. Avançamos muito desde a criação do grupo de trabalho sobre moedas digitais em 2020 e a cada passo dado amadurecemos as condições para que importantes ganhos de eficiência possam ser concretizados”, observou.


A digitalização da economia é um movimento praticamente irreversível, uma vez que o mundo já está à caminho da integração de novas tecnologias como a Internet das Coisas, as criptomoedas e o 5G, por exemplo.


O fim do papel moeda


Como já noticiamos em nosso Instagram, no Brasil existe um Projeto de Lei (4068/20) que determina a extinção do papel-moeda. De acordo com o texto, todas as transações financeiras deverão, obrigatoriamente, acontecer de forma digital.


Se o PL for aprovado, as notas acima de R$50,00 serão extintas em até 1 ano após a vigência da lei. As cédulas menores terão prazo de 5 anos para serem substituídas pelas transações digitais.


Curiosidades


🇸🇪 A Suécia anunciou o fim das cédulas até 2025, sendo que já é permitido ao comércio local recusar o pagamento em dinheiro físico. E mais: algumas agências bancárias já não permitem depósito em dinheiro ou saques de papel-moeda.


🇮🇳 Na Índia, em 2016, as cédulas de maior valor já foram retiradas de circulação.


🇩🇰 Na Dinamarca também já é permitido que as lojas recusem pagamento em dinheiro físico.


🇳🇴 Na Noruega, menos de 4% das transações aconteceram com dinheiro de papel em 2020.


Para acessar o post, clique aqui.




36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo