• K8Bank

Como as empresas podem contribuir para a sustentabilidade do planeta?

Atualizado: 11 de mai. de 2021



O mundo atual e futuro é o mundo da sustentabilidade. Pesquisas mostram que em torno de 90% dos consumidores brasileiros optam por marcas sustentáveis. Uma empresa que investe esforços em atingir Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), além de fidelizar e conquistar mais clientes, também atrai investimentos e investidores, talentos, conquista eficiência e rentabilidade, faz uma melhor gestão de riscos, e será muito mais bem vista pelo público e pelos seus próprios colaboradores.


Em 2015, a ONU (Organização das Nações Unidas) reuniu um grupo composto por 70 países realizando um dos maiores processos de consultas públicas do mundo e, por mais de dois anos, consultou governos, empresas e sociedade civil. Como resultado dessa consulta pública, foi lançada uma agenda de ação global para 2030 que contempla os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS).


Os ODS abrangem as três áreas de desenvolvimento sustentável: econômica, social e ambiental, com um total de 169 metas que são integrais e indivisíveis, e tem uma natureza global, ou seja, podem ser aplicadas universalmente.

De forma geral, os ODS e suas metas visam transformar e melhorar o mundo em que vivemos, por meio de ações e iniciativas implementadas pelos governos, empresas e sociedade de todos os países.


A aplicação dos ODS e o empreendedorismo


Com base na agenda de ação global da ONU todos podemos assumir o compromisso de transformar e melhorar o mundo em que vivemos e que deixaremos para as próximas gerações, seja como ser humano, seja como empreendedor, pois a agenda tem ação global e pode ser aplicada em qualquer área, em qualquer setor da nossa vida e do nosso trabalho.


Toda empresa já constituída pode adotar e implementar diversos dos 17 ODS. Independente da área, podem ser aplicados desde o setor de Limpeza da própria empresa, passando pelo RH, Compras até o alto grau de gerência. A partir dessa agenda, abre-se ainda um leque enorme de possibilidades, inclusive na criação de novas empresas, seja visando atingir o cumprimento de objetivos sustentáveis ou até mesmo para a criação de empresas que auxiliem outras empresas a atingirem suas perspectivas e metas de sustentabilidade.


Um empreendimento que tenha como objetivo ser o mais sustentável possível em sua produção ou prestação de serviços tem grandes chances de sucesso, afinal esse é um nicho de mercado no qual há muito a ser explorado, sendo cada vez mais valorizado para construção do futuro. Além, é claro, de ser uma forma de demonstrar e preservar, a fim de transformar o nosso mundo em um lugar melhor.


Boa saúde e bem-estar, educação de qualidade, igualdade de gênero, energia acessível e limpa, consumo e produção sustentáveis, parcerias em prol das metas são alguns dos exemplos de ODS a serem adotadas por empresas já existentes, mas também, por novas empresas. São essas as iniciativas que garantirão às futuras gerações a manutenção de uma vida em equilíbrio.



52 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo